A Criança e a Creche

Programa Pedagógico: O presente programa visará o desenvolvimento humano, o tempo de aprendizado, respeitando a individualidade de cada criança matriculada na instituição, sendo assim trabalharemos por ciclos de aprendizagem.

A creche tem como proposta uma metodologia que se baseia nos ciclos de aprendizagem sempre respeitando o ritmo de cada criança, para que cada etapa seja bem vivenciada.  As situações de aprendizagens a eles proporcionadas têm a intencionalidade de que eles aprendam fazendo, experimentando, descobrindo, investigando e tendo iniciativa.

O processo ensino-aprendizagem ocorrerá dentro das reais possibilidades e necessidades das crianças. As atividades serão livres e/ou dirigidas a fim de estimular a construção da qualidade do pensamento da criança a partir de uma relação estabelecida com os elementos do mundo externo, essas atividades terão duração vinculada ao interesse dos agrupamentos e de sua assimilação, para que as crianças possam espontaneamente, interagir com o meio ambiente. As atividades didática-pedagógicas,  o lúdico, o espaço físico adequado, materiais com qualidade e quantidade suficiente que atenda a proposta educacional sócio construtivista. Os materiais didáticos utilizados serão diversificados com a finalidade de tornar concreto e intuitivo a atividade que estiver sendo desenvolvida.

As crianças utilizam os espaços com confiança, liberdade e autonomia, para que cada situação de aprendizagem aconteça com qualidade. O espaço, o tempo, os materiais de apoio são previamente planejados para cada agrupamento. As salas são um cenário mutável, flexível e adaptado ao tempo de interação que se deseja promover em cada proposta, e acima de tudo proporciona o brincar durante toda a rotina, permitindo que a criança seja um cidadão do mundo, capaz de sonhar, criar e realizar.

Programa de Saúde: O controle de saúde é desenvolvido por uma funcionária capacitada através de curso específico e de reciclagem profissional para atuar como Agente de Saúde  ou Assistente Operacional.

O programa de saúde é supervisionado pela pediatra, que mensalmente vem a creche, encaminhado pelo Programa de Saúde, da Secretaria da Saúde de Santo André em parceria com a FEASA (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), e que é desenvolvido pela creche tendo como objetivo central a vigilância individual para o crescimento  e desenvolvimento adequado as crianças. Também temos uma dentista que voluntariamente vem uma vez por semana na creche, acompanhar, avaliar e orientar as crianças e suas famílias.

São servidas diariamente quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A alimentação é variada e enriquecida com carne, peixe, ovos, frango, leite, cereais, verduras, legumes, frutas  e etc. Caso haja crianças em que o médico venha diagnosticar estado de desnutrição, ou algum outro problema de saúde e que necessite de alimentação diferenciada ou controle médico periódico específico, a agente de saúde fará o controle desses casos segundo orientação e prescrição médica.

Programa de Captação de Recursos: Durante o ano a direção da creche irá proporcionar estímulos às famílias, à comunidade, aos sócios, voluntários e amigos visando um maior envolvimento participativo, de modo a favorecer as contribuições voluntárias. Para tanto, serão realizados eventos sociais como: bazar da pechincha, ação entre amigos, bailes anos 60, havaiano, apoio à criança, noite da pizza, noite do frango com polenta, noite italiana, almoço da feijoada e etc,enfim eventos que visem a arrecadação de fundos para a manutenção dos programas.A assistência às famílias usuárias se dá diariamente, durante o horário de entrada e saída das crianças. Sendo que em caso específicos o atendimento ocorrerá através de hora marcada conforme a disponibilidade de ambos. Também ocorrerão encontros mensais com pais/ responsáveis onde acontecerão palestras e orientações conforme a necessidade das famílias no determinado momento. Vários temas serão abordados nos encontros com famílias de acordo com as necessidades apontadas pelas em um questionário de necessidades.

Programa com a Equipe de Funcionários: Um dia  de cada mês  a Coordenação Pedagógica realizará com a equipe, reuniões de planejamento, avaliação das atividades, orientação, e desempenho profissional junto as crianças. A equipe participa de reuniões e cursos de integração oferecidos pela FEASA onde é possível a troca de experiências.

E também participara das reuniões e encontros promovidos pela Secretaria de Educação.